segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Profissão: Atendimento.


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TRABALHO ALÉM DA CONTA


Cliente de agência de propaganda costuma ser chamado de “conta”. Igual a correntista de banco. Do mesmíssimo modo que você abre uma segunda conta para um filho ou para o cônjuge, um mesmo cliente pode ter mais de uma conta dentro da agência, administrada em separado, por profissionais distintos. Quase sempre isso acontece quando o cliente tem muitas marcas ou muitos produtos que movimentem sozinhos muito dinheiro, exigindo, por isso, uma atenção especial.
Por exemplo: a Agência A tem a “conta da Rede Globo”. Essa mesma conta pode se subdividir – hipoteticamente – nas contas do “Fantástico” e do “Jornal Nacional”, ou seja, dois programas que, por sua importância e por requererem peças específicas (e também por movimentarem muito dinheiro), têm atendimento diferenciado dentro da agência. O atendimento desta conta pode ser exercido por uma pessoa exclusiva, assim como um gerente de conta de banco. Também não é nada raro em grandes corporações estas contas serem divididas por agências diferentes. Um banco pode dar sua “conta” da Linha de Crédito Pessoal - CPC- para ser administrada por uma agência e sua Conta Institucional para outra agência sem qualquer relação com a primeira. Essa explicação deu conta de explicar o que é uma conta? 
Pois bem, a rotina diária de ir ao cliente fazer uma reunião, receber um problema de comunicação, voltar para a agência e dar entrada no trabalho requer uma série de outras providências por parte do Profissional de Atendimento que, podemos dizer, são fundamentais e quase transparentes. Vou listar aqui para que você entenda uma sequência lógica do processo e também aviso – desde já – que as coisas raramente acontecem assim, o fluxo dos acontecimentos e a resposta a prazos muito curtos obrigam a queimar etapas e saltar passos desta sequência.

1. Reunião com cliente.
2. Preencher o briefing.
3. Dar entrada ao Job na Agência.
4. Preencher um follow.
5. Reunião de briefing com áreas envolvidas.
6. Reunião de Apresentação interna (receber material pronto).
7. Reunião de Apresentação para o Cliente.
8. Encaminhar para orçamento.
9. Aprovar orçamentos.
10. Encaminhar para finalização e produção.
11. Avaliação de resultados (campo).
12. Avaliação de resultados (com o cliente).
13. Preencher novo follow.



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