Profissão: Atendimento.
11
PRINCÍPIOS GERAIS DAS REUNIÕES
1. Entenda que reuniões são marcadas não necessariamente para resolver algo, mas para sentar para discutir algo. Prepare-se para sair de algumas delas sem uma solução definitiva.
2. Quem pediu a reunião é quem tem obrigação de conduzi-la. Se não foi você, relaxe. Se foi você, prepare-se! Tenha uma pauta, hierarquize os assuntos, pareça organizado pelo menos.
3. Se não foi você quem marcou, tente descobrir sempre qual será a pauta da reunião. E prepare-se. Não há nada pior do que entrar numa reunião e lá dentro descobrir que aquela era para “malhar o Judas”, e o Judas é você. Dê um jeito de descobrir antecipadamente. Pergunte para a secretária, mande um email pedindo para adiantar o assunto. Se foi alguém muito superior hierarquicamente a você quem marcou a reunião pode ser que ele não queira contar, aí você deve usar como último recurso, o truque de dizer que tinha um compromisso familiar muito importante naquele horário e queria saber se seria “assim tão fundamental” a sua presença... Tanto no caso afirmativo (“-Sim, sua presença é imprescindível”) quanto no caso negativo ( “-Não, você não faz nenhuma falta!”) é provável que você descubra o porquê desta resposta, ou seja, vai descobrir a pauta da maldita da reunião. E ainda pode ser que vá marcar pontos com seu superior quando você aparecer na reunião indicando que você deixou aquele “importante compromisso familiar” para estar lá.
4. Se não foi você quem marcou, tente descobrir QUEM vai estar nesta reunião. E prepare-se. Se vai estar o superdiretor comercial e o “geniozinho de informática que está revolucionando o Vale do Silício” ou apenas, o nosso “pessoal de apoio”, faz bastante diferença. Se você não conhece a plateia vai ter mais dificuldade para acertar a linguagem adequada, tirar bons exemplos da manga e até mesmo fica bem mais difícil escolher as piadas certas. Mas o mais importante de tudo: você pode planejar de antemão ao lado de quem é melhor sentar ou ao lado de quem é melhor estar.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário