segunda-feira, 13 de junho de 2011

Profissão: Atendimento.

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REUNIÃO COM O PESSOAL DA AGÊNCIA

Voltando à esquizofrenia. Ela é tão evidente que até os clientes percebem: sempre que estão reunidos com o profissinal de atendimento e atendem uma ligação explicam: “Estou em reunião com o pessoal da agência”. Que pessoal? Tem uma pessoa só ali na sua frente. Acontece que quando olham pra ele enxergam quase uma dezena de profissionais ali sentadinhos falando muito e escutando pouco. É por isso que eu digo: ele tem múltipla personalidade.
E esta Ideia de múltipla personalidade vai além: entra na esfera psicológica mesmo. Ele precisa ser um docinho quando conversa com a secretária do cliente, duro – pero sin perder la ternura – quando conversa com os diretores de marketing, “seu pior pesadelo” quando está cobrando prazos de uma gráfica, têm que ser engraçados para quebrar o gelo das reuniões, precisam ser carismáticos com os homens, agradáveis com as mulheres, modernos sem parecerem efeminado de mais, ou no caso de ser efeminado, sem parecer que vai ter um chilique se o cliente não gostar da campanha). Têm que ser irredutíveis e calculistas na hora de negociar valores e descontos. Diabólicos quase todo o tempo. Imagina se eles não desenvolvem sua bipolaridade... Isso nem se discute. Transtorno bipolar no Atendimento é quase quesito obrigatório. Mas, para a coisa não parecer demasiadamente doentia, vamos dizer que ele precisa ser um tanto quanto cênico para vencer na área. Isso: Cênico! Afinal, ele atua quase que num palco. Passa o dia fazendo apresentações, exibindo-se. O Executivo de Contas é um artista da negociação em turnê permanente, da manhã à noite.

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