quarta-feira, 9 de março de 2011

Tudo que aprendi sobre filmes publicitários.(6)

Estruturas narrativas clássicas dos filmes publicitários:


I- DEMONSTRAÇÃO

É um tipo de roteiro que facilita uma comunicação mais técnica e introdutória. Faz objetivamente uma apresentação clara do produto.“Este é o produto tal e é bom para tal coisa. Veja como funciona”. É uma das estruturas narrativas mais simples e diretas. Quase jornalística. Nem por isso é menos válida ou utilizada, há momentos - em geral quando um produto está sendo introduzido no mercado - em que o mais importante é familiarizar o consumidor com a natureza do produto, dando-lhe forma, explicando sua utilização, mostrando suas características de uso. Há, nessa situação de mercado, um evidente predomínio dos aspectos informativos sobre os persuasivos.

Identificamos dois tipos de Demonstração:

1. Demonstração de Desempenho:

O roteiro se estrutura de modo a apresentar em detalhes o funcionamento do produto ou serviço, suas qualidades ou benefício básico (diferencial). É uma narrativa didática, linear. Privilegia características técnicas e formas de apresentação. É quase um “manual de utilização” eletrônico.

É excelente e extremamente adequada quando o produto tem diferenciais tangíveis e demonstráveis sobre seus similares. Mostrar essa(s) qualidade(s) de maneira contundente e didática é o bastante para atingir um bom resultado com a comunicação.

Exemplo: dicionário em fascículos da Folha da Tarde.


O ator fala um português extremamente empolado, com termos pouco conhecidos e pernósticos. O estranhamento vai se dando à medida que o texto falado por ele passa a soar estranho e incompreensível.

Ator: “- A Folha da Tarde vai galardoar os seus ledores com o mais amplo léxico do Brasil no que concerne a publicações opusculares hebdomadárias. Nele, as consultas por pareceres são de uma lhaneza inefável. Logo na primeira partida você granjeia o invólucro rijo para brochar seu tomo ao fim de 19 semanas. Não abstenha-se de coligir. Peça, sem detença, para o seu gazeteiro pôr de parte o seu."

Entra um locutor em off e apresenta o dicionário. Dá características, periodicidade e finaliza: “...o melhor e mais completo dicionário em fascículos do Brasil.”

Observe que o roteiro é didático e linear: apresenta o produto e suas características. Finaliza convidando para que o leitor colecione os fascículos. No entanto esta demonstração não impediu uma narrativa criativa. Há uma demonstração do produto: variedade de palavras, domínio da língua, diversidade. Ganhou em singularidade pelas escolhas no campo das palavras.


Continua na próxima segunda.


Luiz Henrique Rosa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO