Profissão: Estagiário.
12
INSCREVENDO AS PEÇAS
O melhor conselho que eu posso dar para um estagiário ainda carente de reconhecimento interno é: seja voluntário para organizar as peças que serão inscritas na premiação. Você vai pagar todos os seus pecados, você vai passar por momentos em que vai preferir cortar os pulsos a cortar mais um papel duplex. Vai se perguntar a cada 5 minutos porque raios foi querer ser publicitário. Vai cortar os dedos com o estilete ou com o próprio papel. Não lhe prometo nada senão sangue, suor e lágrimas.
Mas no cômputo geral, vale muito a pena chamar pra si esta tarefa estafante e execrada por todos os profissionais com P maiúsculo. Explico porquê:1. Você só vai aprender a inscrever peças, inscrevendo. Preste atenção no que a Velha Guarda Criativa diz e, pelamor de Deus, não esqueça de perguntar os porquês: “– Desta campanha eu inscreveria só o outdoor e aquele volantinho.” Um Medalhão experiente vai explicar pra você certos “erros” nas peças, os critérios dos julgadores, seu próprio critério e opinião sobre os trabalhos da agência.
2. Você vai ver as inevitáveis “alterações para festival”: aqueles logotipos que diminuem 25%, lista de endereços e representantes que desaparecem, os formatos de meia-página que viram página-dupla. E assim por diante. Os festivais sempre mostraram uma publicidade muito mais glamourosa do que ela consegue ser no dia-a-dia. Até é compreensível, como se trata de uma festa, você vai ter o mesmo sentimento que tem quando encontra seus colegas de trabalho na noite da premiação: vê decotes, saltos, penteados, pinturas e sorrisos tão simpáticos que você nem os reconhece. (“- Nossa, você viu aquela baixinha da mídia? Como é que ela consegue se manter naqueles saltos?”, “- E o Marquinho com aquela malha? Eu nem sabia que ele era viado..." "-Até que o Boy novo sem o jeans e o tênis e perfumadinho é bem interessante, hein, meninas?”). A lógica é a mesmíssima para os anúncios.
3. Pegue a sua peça e faça logo a fichinha dela e misture com o material pronto. Se a peça for mesmo muito boa ninguém vai nem notar a sua “ajudinha”, se for mais ou menos, você tem duas chances: primeira, ela passar sem que se perceba na confusão da inscrição e pode ter certeza que vai haver confusão, pois o prazo final é - e sempre será - dois dias depois de encerrado o prazo “limite máximo e improrrogável”.
4. Segunda coisa, uma vez descoberta - por consideração a todo o seu esforço (em descobrir o nome de quem criou e quem aprovou o quê das 4.650 peças inscritas, onde ficaram os arquivos, provas, cópias e reprints nos últimos 12 meses, depois de montar e remontar leiautes por 10 dias e 11 noites e tudo que faz do período de inscrição de salão um Camel Trophy da paciência), o Diretor de Criação concede a você como prêmio de consolação a inscrição de UMA peça sua.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário