Profissão: Estagiário.
4
SE VOCÊ DECIDIU QUE ESTÁ NA PROFISSÃO CERTA,
MAS ESTÁ PATINANDO FEITO PORCO EM LADRILHO...
Depois de certo tempo como estagiário numa agência de propaganda, chega uma hora em que as histórias adocicadas e aquele futuro promissor - com drinques, carrões e modelos fotográficos(as) maravilhosos(as) enchendo sua caixa postal com recados apaixonados - se transformam simplesmente em contas a pagar e relacionamentos desfeitos. O mais perto dos carrões que você chegou foram os pneus na cintura, fruto de muita pizza e noites mal dormidas em cima de mesas e teclados. Bem, o momento chegou. Você precisa fazer uma escolha dramática: trabalhar para receber rapidamente sua promoção para “Qualquer-coisa-Júnior” ou se tornar definitivamente um “Estagiário Profissional”.
Comece por convencer-se de que você não é estagiário. Você está estagiário.
Ninguém, por determinação genética, foi concebido para ficar na rabeira da genealogia profissional. O que acontece é que, muitas vezes, você mesmo não brigou o suficiente para merecer viver aquele momento único em que o Diretor de Criação vai se virar e olhar para você - naquele misto de espanto e encantamento - como quem o vê pela primeira vez, (mesmo que você esteja andando de um departamento para outro da agência já há 6 meses), após exultar: "- PUTA IDEIA!! De quem é?".
Pra que isso aconteça você precisar preparar o ambiente propício.
Nenhum estagiário deve se lamentar por não ter o currículo nem parecido com o do Washington Olivetto ou do Celso Loducca, que no primeiro anúncio ganharam Leão em Cannes. Até porque (vai ter rabo assim...) um Leão deve coroar uma carreira, não ser o alicerce dela. Se você começa no topo, as chances de rolar profissão abaixo são muito maiores. A verdade é que sempre é mais fácil subir uma escada salteando degraus do que descê-la assim. Vá com calma. E lembre-se: diamantes brutos precisam ser lapidados. Vamos lá, comece uma vida nova. Pare de cagar besteira boca afora e comece a parir ideias de verdade - que, de resto, é por isso que você foi até lá, não foi? E é em busca delas que você vai gastar, em vão, 3 a 4 calças na Faculdade de Comunicação. Ideias quentes são fruto de muito trabalho.
Postar um comentário