Profissão: Estagiário.
A partir desta segunda, todas as segundas, vamos trazer uma pequena crônica - com cara de Guia de Auto-ajuda - sobre o dia a dia de um estagiário na área de Criação, em uma agência de propaganda. Na verdade, estamos, como outros publicitários já fizeram, ( Se você gosta não pode deixar de ler "As Mortas da Perestroika" de Tiago Mattos), desvendando, de modo leve e bem-humorado, um pouco do mecanismo da publicidade. Alea jacta est. A jaca está lançada!
1
VOCÊ JÁ DECIDIU O QUE QUER SER?
A publicidade tem uma coisa irritante: rótulos. Um profissional deve cuidar muito bem do seu início de carreira porque, se não começar no lugar certo, vai ter dificuldades seriíssimas para trocar mais tarde. As coisas acontecem assim: se você é fotógrafo e – como está iniciando – clica o que lhe cai na mão e se isso for uma caixa de sapatos, esqueça o resto, você vai ficar rotulado de “fotógrafo de produto”, (agradeça se você não virar “fotógrafo de sapatos”) porque, dali pra frente, sempre que você for mostrar seus trabalhos vai mostrar os sapatos, bolsas, cintos, casacos de couro que você fotografou. Publicitários têm uma dificuldade enorme para abstrair.
Parece incrível, mas é assim. Se eles não veem o que você fez, não acreditam que seja capaz de fazê-lo. E é assim que há: “fotógrafos de gente”, “fotógrafos de paisagens”, “fotógrafos de moda”, “fotógrafos de alimento”, “fotógrafos de bicho”. Em todas as áreas é assim. A publicidade é toda compartimentada. Talvez seja o modo encontrado para criar espaço pra tanta gente querendo trabalhar no ramo. Não sei. Do mesmo modo, se você estagiar na área de produção estará para sempre taxado de “profissional de produção”, o mesmo acontece com a mídia, o atendimento, o planejamento, a criação e assim por diante. Então, tente começar pelo lugar certo. Estude bem o que você quer ser. Mudar depois será um inferno. Você terá que renascer e ainda assim São Pedro lhe dirá: “- Huuuumm, vejo aqui na sua ficha...hummm... você já estagiou na produção gráfica, hein!? O que acha de voltar agora como produtor eletrônico?”. É bem verdade que quase todo mundo que está nesta fase (estágio, não reencarnação) nem faz ideia da área em que gostaria de trabalhar. Melhor assim. Minha ideia, aqui, é mapear o caminho para quem quer entrar na área de criação da agência que é, sem dúvida, a mais glamourosa, mais falada e cobiçada pela grande maioria dos estudantes de publicidade.
Postar um comentário